Por Miguel Martins
Integrantes de partidos políticos com representação no Ceará devem intensificar, a partir dos próximos dias, suas agendas com vistas ao pleito de outubro próximo. Enquanto algumas siglas seguem com calendário avançado, como o Partido dos Trabalhadores (PT), que pode escolher nome para a disputa pela Prefeitura de Fortaleza já neste fim de semana, outras legendas tendem a reiniciar ciclos de debates na tentativa de apresentar uma candidatura consistente para as eleições, que terão início nas ruas, em agosto.
O PT, em Fortaleza, se reúne no próximo sábado com cerca de 220 delegados para traçar a estratégia eleitoral para o pleito de 2016, para o qual a legenda pretende lançar candidatura própria. Caso haja unificação do partido em torno de um nome, a indicação sairá logo no dia 28. No entanto, caso tenha mais de um pré-candidato querendo disputar a eleição, haverá prévia para a escolha do postulante.
Em âmbito estadual, o partido realiza encontros até julho nos municípios para confirmar as convenções municipais. Cada realidade local e política de alianças levará em consideração o movimento nacional contra o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. Há um agendamento da presidência estadual solicitando um diagnóstico sobre a situação local de cada cidade onde o PT terá candidato.
Enquanto isso, o PMDB vai retomar o ciclo de encontros regionais, mas não tem calendário definido para a disputa eleitoral nos municípios, nem mesmo em Fortaleza. Segundo o líder do partido na Assembleia, deputado Audic Mota, o contexto nacional gerou uma pausa nas discussões sobre as eleições deste ano, tendo em vista movimentações políticas intensas.
Pré-candidaturas
O PSB, que terá candidatura própria em Fortaleza, realiza discussões internas em diversos municípios e, recentemente, se reuniu em Juazeiro do Norte. Segundo Heitor Férrer, presidente do partido na Capital, até o momento não há um calendário fechado para tratar do tema eleições.
Até abril passado, o presidente municipal do PR, Wagner Sousa, deu maior atenção a municípios do Interior e, a partir da próxima semana se dedicará à disputa na Capital, quando na segunda-feira (30), em encontro a ser realizado na Assembleia Legislativa, deverá obter o apoio do PSDB para sua candidatura à Prefeitura de Fortaleza.
No mês de junho, o PR procurará também apoio de outras legendas, o que está sendo traçado por meio de movimentações de parlamentares republicanos em Brasília junto a presidentes nacionais de outros partidos.
Mudanças
Membros do PMB estiveram reunidos em Brasília há 15 dias, onde deliberaram sobre diversas ações, dentre elas as candidaturas no Ceará. Alguns encontros já foram realizados em municípios do Estado e, de acordo com o deputado Odilon Aguiar, a intenção inicial da legenda é organizar as candidaturas, bem como estruturar os pré-candidatos para que se preparem, visto que a disputa deste ano terá mudanças “substanciais” no que diz respeito ao financiamento e tempo de campanha, além de outras alterações aprovadas em 2015 pelo Congresso Nacional.
Zé Ailton Brasil (PP) informou que o partido prepara uma cartilha com orientações sobre as novas obrigações eleitorais para a disputa deste ano. O partido tem se reunido às segundas-ferias, para traçar metas para a disputa em cada município.
Presidente do PRP, Joaquim Noronha afirmou que no dia 16 de julho fará encontro do partido para orientar os possíveis candidatos em cada município sobre questões jurídicas, contábeis e eleitorais, além da realização de análise de candidaturas, em cada cidade. No início de junho, o partido deve informar quem apoiará na disputa em Fortaleza. No DEM, os partidários aguardam um posicionamento do deputado federal Moroni Torgan sobre apresentar ou não uma candidatura própria, o que deve ocorrer até o fim de junho.
O complexo cenário político atual do País e seus reflexos dentro do contexto internacional nortearam as discussões no primeiro Simpósio Internacional Luso-Brasileiro, realizado ontem na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Com o tema "Participação política e cidadania: o Brasil e o cenário internacional", o evento, promovido pela Universidade do Parlamento (Unipace) e pela Rafas Tour Operadora de Intercâmbio, reuniu as comunidades acadêmicas cearense e portuguesa para incentivar a troca de visões sobre os desafios do Brasil no âmbito das relações com o exterior.
"A Assembleia não pode estar à margem desse debate. A macroeconomia e o cenário político do Brasil com certeza têm impacto no restante do mundo. Estamos realizando esse Simpósio Luso-Brasileiro para saber qual é o olhar dos organismos internacionais diante disso", explica Lindomar Soares, diretora de Gestão e Ensino da Unipace.
O encontro, que contou com a participação de cerca de 500 pessoas, dentre estudantes e acadêmicos, teve como palestrantes o professor doutor Manuel Meirinho, presidente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa, e a professora Talita Dal Lago, docente de Direito Internacional da Faculdade Farias Brito (FFB) e doutoranda em Relações Internacionais pelo ISCSP.
Paralelos
Meirinho destacou que a crise política brasileira tem chamado a atenção da União Europeia, especialmente por conta da importância do País no exterior. Segundo ele, é necessário debater como as instituições nacionais estão lidando com o contexto político e quais são as expectativas dos cidadãos. O professor falou, ainda, sobre os níveis de participação política em países da União Europeia e traçou paralelos com a situação no Brasil. Segundo ele, indicadores apontam semelhanças no que diz respeito à baixa confiança nos governos ao longo da história e ao fraco sentimento de eficácia política dos cidadãos. Ele afirma que os dados são preocupantes.
"Quando a falta de participação dos cidadãos na política faz com que eles percam a confiança no regime é muito perigoso. O maior desafio das democracias é não deixar que os indicadores afetem a natureza do regime, porque isso dá em colapso", destacou Meirinho.
Relações internacionais
A professora Talita Dal Lago avaliou a percepção de outras nações sobre o cenário político brasileira e de que forma a situação tem afetado as relações do Brasil com o exterior.
Conforme ela, organizações internacionais consideram que o País precisa desenvolver políticas que restaurem a confiança do restante do mundo e proporcionem um crescimento mais inclusivo, aumentando o bem-estar da população.
Talita destacou a importância de iniciativas como o simpósio para discutir a situação brasileira sob óticas diferentes e trocar conhecimentos com outros países. "O simpósio foi realizado no sentido de visar a um intercâmbio acadêmico e criar pontes de saberes", afirmou.
O deputado estadual do PRP Ceára, Joaquim Noronha, foi eleito o novo vice-presidente da União Nacional dos Legisladores Estaduais (Unale), durante a 22ª Conferência Nacional da Unale, realizada nos dias 9, 10 e 11 de maio, em Gramado, no Rio Grande do Sul.
Primeiro cearense a assumir o cargo, o parlamentar ressalta a importância de participar de forma mais próxima e efetiva da entidade para a defesa dos legislativos, dos legisladores do País. Além de estar diretamente ligado às causas dos legislativos estaduais, Noronha ressalta que a eleição demonstra que o Ceará está prestigiado, com voz ativa na Unale, dando notoriedade “ao Estado e à Assembleia e eficácia na busca dos efetivos anseios da Casa e dos legisladores.
Noronha também ressaltou que “é um grande desafio, e esperamos defender, não apenas os deputados cearenses e a nossa Assembleia Legislativa, como todos os deputados do País, além de um Poder Legislativo mais forte, independente e com suas prerrogativas preservadas”.
Entre os assuntos a serem tratados pela nova diretoria está a ampliação das prerrogativas dos parlamentares estaduais para legislar. A primeira reunião da nova diretoria também deve discutir onde deverá ser realizada a próxima conferência da Unale, informou o deputado do PRP.
Fonte: http://unale.org.br/novo/alece-deputado-joaquim-noronha-tambem-compoe-nova-diretoria-da-unale/
O deputado Joaquim Noronha (PRP) destacou, na ordem do dia da sessão plenária desta terça-feira (10/05), as ações positivas na área da segurança pública. “As pessoas têm uma sensação de segurança com o policiamento ostensivo que está sendo feito nas ruas”, ressaltou.
O parlamentar assinalou que ainda existe violência nas ruas, mas que medidas estão sendo tomadas pelo governador Camilo Santana. “Eu mesmo já fui vítima de sequestro e sei das dificuldades, mas precisamos reconhecer que medidas estão sendo tomadas, e isso vai refletir nos índices da violência futuramente”, assinalou.
GM/AT
O deputado Joaquim Noronha (PRP) parabenizou, na ordem do dia da sessão plenária desta quarta-feira (04/05), o governador Camilo Santana pelo reforço do policiamento nas ruas da Capital. Segundo o parlamentar, o número de policiais nas esquinas e bairros aumentou devido à posse de mais 279 militares.
Joaquim Noronha ressaltou que, com o policiamento ostensivo, a população se sente mais segura e tranquila, e o número de ocorrências cai. “Vamos perceber que essa ação vai impactar diretamente nos números da criminalidade. Quero parabenizar não apenas o governador, mas também os policiais que prestam um trabalho importante. Que esse pronunciamento sirva de estímulo”, assinalou.
Recent Comments
No comments added yet.